Campanha do SINDAF SC contra fake news tem alcance ampliado com apoio de entidades

HomeUncategorized

Campanha do SINDAF SC contra fake news tem alcance ampliado com apoio de entidades

Lançada em junho, durante uma agenda com o desembargador João Henrique Blasi, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a campanha de combate às fake news idealizada pelo SINDAF SC, segue firme em seu objetivo de esclarecer, conscientizar e informar os cidadãos sobre os problemas e prejuízos que a criação e compartilhamento de notícias falsas podem trazer para a sociedade.
Ao longo desse período, conquistou importantes apoios que fortaleceram e ampliaram o alcance da proposta. “Em todos os encontros que realizamos para apresentar a campanha, percebemos a mesma preocupação com as fake news, e há unanimidade em apontar a disseminação de notícias falsas como grande inimiga do desenvolvimento e da paz social”, explicou Sandro Medeiros Alves, presidente da entidade.
Essa constatação justifica a importância de se debater o tema “fake news” de forma constante, especialmente nesse momento que antecede as eleições, quando elas se transformam em poderosas armas de influência e manipulação de opiniões, comprometendo o exercício da democracia. Segundo Sandro, foi justamente por isso que o SINDAF SC abraçou a campanha e buscou as parcerias. “Somos servidores efetivos da Fazenda Estadual, e o foco de nosso trabalho é a gestão das finanças públicas, o que realizamos de forma eficiente para garantir a aplicação dos recursos e garantir o desenvolvimento do Estado. Mas temos um olhar amplo e atento para questões sociais, que contribuem com a qualidade de vida dos cidadãos e o bem estar social. Por isso, desenvolvemos também campanhas voltadas à saúde, preservação ambiental e sustentabilidade, por exemplo. No caso das fake news, sentimos na prática o quanto as notícias falsas podem comprometer tudo isso. E em um ano eleitoral, especialmente como agora, quando serão escolhidos os chefes dos governos estaduais e federal, é fundamental combater essa prática”, afirma.
Nas redes sociais da entidade, o SINDAF SC vem divulgando informações sobre a responsabilização pela criação e compartilhamento de fake news, como diferenciar uma notícia falsa de uma verdadeira, o que fazer no caso de perceber ou identificar uma notícia falsa, entre outras dicas. “O objetivo é informar e conscientizar as pessoas, e por isso fazemos o convite para que todos visitem nossas redes e nosso site, conheçam os apoiadores e tenham acesso às informações”, diz Sandro.

 

Em defesa da democracia e da paz social

Além do TJSC, a campanha do SINDAF SC ganhou apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Tribunal de Contas do Estado (TCE SC), Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Tribunal Regional Eleitoral (TRE SC), Procuradoria Geral do Estado (PGE SC), Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC SC) e Governo do Estado.
Em todas as agendas o presidente do SINDAF SC esteve acompanhado de filiados, deixando evidente a união da categoria em torno da ideia.
“E não vamos parar por aqui. Quanto mais vozes repetirem “Não às fake news”, mais efetivo será o resultado. Na semana que passou, vimos entidades, políticos e cidadãos apoiando a carta em defesa da democracia e do processo eleitoral brasileiro, que alcançou mais de 1 milhão de assinaturas. Entendemos que a defesa da democracia demanda transparência e verdade, além de um processo eleitoral justo e tranquilo, e por isso vamos continuar com nossa campanha de esclarecimento e conscientização das pessoas”, finaliza o presidente do SINDAF SC.

 

COMMENTS