Seminário na Alesc colocou em pauta os desafios para   parcerias com Mercosul e União Europeia

HomeComunicaçãoNotícias

Seminário na Alesc colocou em pauta os desafios para parcerias com Mercosul e União Europeia

Nos dias 30 e 31 de agosto, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou o Seminário sobre o Mercosul e o Tratado de Livre Comércio com a União Europeia, evento que reuniu jornalistas, especialistas, lideranças políticas e econômicas dos três estados da região Sul e também de São Paulo para debates que ao mesmo tempo permeiam e estimulam as negociações para a finalização do acordo. Um dos organizadores do evento, o deputado Ivan Naatz avaliou o Seminário como um acontecimento histórico, que possibilitou discutir e avaliar o papel de Santa Catarina e os avanços que a parceria entre o os países do Mercosul (Mercado Comum do Sul) e a União Europeia podem trazer ao Estado. “Faz muito tempo que estamos aguardando esse assunto ir adiante, e chamar para nosso Estado o protagonismo nessa discussão é de fundamental importância, especialmente em função de nossa vocação na exportação de proteínas e no volume de negócios que esse acordo pode gerar”, disse Naatz, que é presidente da União Interamericana de Parlamentares (Unipa).

 

O presidente do SINDAF SC, Sandro Medeiros Alves, com os deputados Ivan Naatz e Fernando Krelling, e com a jornalista Estela Benetti, que no segundo dia do evento intermediou uma mesa-redonda sobre “Oportunidades e Desafios de Santa Catarina nas Exportações do Agronegócio”.

O encontro foi promovido pela Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul da Alesc. Presidente da Comissão, o deputado Fernando Krelling destacou que apesar das peculiaridades regionais, das questões locais de cada país do continente, há uma questão comum, que é desejo de comunidades emergentes alcançarem avanços significativos, que representem melhoria de qualidade de vida das pessoas. “A integração, por isso, é um caminho sem volta. Podemos ir além dos limites de nosso estado ou distritos para debater questões maiores, com o espírito de cooperar e transformar a América do Sul num continente mais promissor. O Seminário foi pensado no sentido de ampliar esta discussão”, avaliou.

Presente no Seminário, o presidente do SINDAF SC afirmou que o compartilhamento de ideias e experiências e a união de esforços são componentes fundamentais para o desenvolvimento dos entes federados e do País. “Os Auditores de Finanças Públicas são responsáveis pela gestão das finanças de Santa Catarina, e sempre que existirem debates e discussões acerca de temas que impactem diretamente a economia de nosso Estado e, consequentemente, as entregas que podemos promover aos catarinenses, estaremos presentes. E queremos, também, estimular mais debates, porque acreditamos piamente na construção conjunta e temos um olhar atento a tudo o que diz respeito ao desenvolvimento de Santa Catarina”, ponderou.

Foram dois dias de uma intensa programação aberta ao público, que contou com a participação de muitos estudantes, o que segundo o deputado Krelling, é fundamental para disseminar o interesse pelas questões econômicas e de parcerias. “Com certeza temos entre as pessoas que participaram do Seminário futuros profissionais responsáveis, empresários, formadores de opinião, que bem informados, poderão exercer a cidadania e fazer suas escolhas de forma consciente”, disse.

De  acordo com o deputado Ivan Naatz, nos próximos dias deverá ser formalizada uma carta oficial do evento, que será um documento adicional no esforço coletivo entre o governo brasileiro e os países integrantes do Mercosul no sentido de que o acordo seja efetivamente assinado e efetivado. “Isso viria após mais de 20 anos de negociações e do pré-acordo convencionado em 2019 com a União Europeia – ainda em compasso de espera devido a questões ambientais envolvendo os dois blocos internacionais”, lembrou o deputado.

“Ainda temos muitos desafios a vencer, mas seguimos confiantes e com a união de todos vamos avançar”, finalizou Fernando Krelling.

 

(Com informações da Alesc  |  Fotos: SINDAF SC e Agência Alesc)

COMMENTS