“Depois de uma mentira dita ou de uma situação mal explicada jogada ao vento, recuperar os efeitos negativos que elas provocam é sempre muito difícil”. Essa frase de peso, dita pelo desembargador Leopoldo Brüggemann, durante agenda na tarde de quarta-feira (06) com o presidente do Sincofaz, Sandro Medeiros Alves, reafirma a importância do debate exaustivo sobre a necessidade de se combater a criação e disseminação de fake news.
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), o desembargador conhece bem os problemas causados especialmente em anos eleitorais por essa prática, e destaca os prejuízos que isso traz para a sociedade como um todo – prejuízos esses que vão muito além da desinformação até mesmo da confusão e manipulação da opinião pública. “O tempo e pessoal que precisamos envolver para explicar um fato apresentado de maneira descontextualizada ou desmentir uma informação falsa deveriam estar sendo utilizados para garantir o bom atendimento da sociedade. Isso demanda tempo, recursos e pode se desdobrar em outras demandas”, explicou.
A conversa entre o presidente do TRE-SC e a comitiva do Sincofaz – que incluiu os Auditores Estaduais de Finanças Públicas Vitor Correa e Soraya Elias – aconteceu durante uma agenda em que o presidente Sandro apresentou ao desembargador Leopoldo a campanha da entidade criada para combate fake news, falou sobre a importância do tema, sobre a necessidade de conscientização das pessoas e sobre ações que vão fortalecer a proposta neste ano eleitoral. “Estamos todos animados com os apoios conquistados para essa nossa ação, que reforçam tanto a pertinência do tema quanto a necessidade de se combater a produção e disseminação de informações falsas. Acreditamos que a informação e a conscientização são elementos-chave para combater esse problema”, disse o presidente Sandro.
Receptivo – e com muitas histórias de problemas provocados pela disseminação de inverdades para contar – o presidente do TRE-SC destacou que o esclarecimento sobre o fato de que somos, sim, responsáveis pelas notícias que divulgamos, é fundamental. “O grande problema é a desinformação!”, destacou. “E é sempre bom lembrar: criar e disseminar fake news é crime!”, acrescentou o presidente do Sincofaz.
Fake News se combate com informação e verdade!
Fotos: Sincofaz
COMMENTS