Auditores de Finanças Públicas coordenam capacitação de servidores que atuarão na retenção de IR no Estado

HomeComunicaçãoNotícias

Auditores de Finanças Públicas coordenam capacitação de servidores que atuarão na retenção de IR no Estado

A partir de 1º de junho passam a valer as novas regras de retenção de Imposto de Renda em Santa Catarina, que podem trazer para os cofres do Estado mais R$ 130 milhões/ano extras em arrecadação. Para capacitar os Auditores de Finanças Públicas que atuam nos órgãos da administração direta, fundos autarquias e fundações, a Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF)) vai coordenar uma capacitação virtual sobre o tema.

Agendada para a próxima quinta-feira (25), a apresentação está focada nas alterações introduzidas pelo decreto 129/2023 em relação às normas de retenção de Imposto de Renda serem adotadas a partir de 1º de junho.

Sandro Medeiros Alves, presidente do SINDAF SC

Conforme explica o presidente do Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas (SINDAF SC), Sandro Medeiros Alves, o assunto é novo e muitas dúvidas poderão surgir. “É justamente por isso que a participação de todos os Auditores de Finanças Públicas que atuam nas Unidades Gestoras (UGs) é fundamental. Aliás, o convite foi estendido aos setores financeiros dos órgãos que compõem a administração estadual. Entre nossas atribuições está o assessoramento aos gestores e servidores responsáveis pelo processo de gestão dos recursos públicos, o que envolve, sim, o responsável investimento dos recursos arrecadados pelo Estado”, explica.

Para o presidente, além de possibilitarem o desenvolvimento de pessoas e o preparo para lidar com situações novas e adversas, a realização de cursos e treinamentos em áreas específicas amplia a assertividade dos serviços prestados. “Nosso foco é a capacitação constante para melhor gerir os recursos do Estado, buscando tanto o sentimento de bem-estar da população atendida quanto o desenvolvimento de capacidades e competências compatíveis com o nosso cargo”, avalia.

Além disso, segundo Alves, há a oportunidade de os servidores ampliarem a compreensão acerca da importância de seus serviços para a manutenção do bem-estar social. Vale lembrar: recursos arrecadados precisam ser bem geridos para que se revertam em desenvolvimento para o Estado e construção de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos catarinenses.

Além da capacitação desta quinta-feira, a DCIF deve publicar nos próximos dias o Manual Técnico do Imposto de Renda – aplicável aos pagamentos efetuados a pessoas jurídicas -, que será disponibilizado no site oficial da SEF.

 

Leia também: Aplicação de novas regras de retenção de IR em Santa Catarina podem trazer para os cofres do Estado R$ 130 milhões/ano

COMMENTS