Apontado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como um dos mais modernos e eficientes sistemas de gestão fiscal do País, o Sistema de Panejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina (Sigef-SC) teve seu código fonte compartilhado com o governo do estado de São Paulo. A solicitação partiu do próprio governados daquele Estado, Tarcísio de Freitas, ao Grupo de Gestores das Finanças dos Estados, e a parceria foi formalizada durante o encontro do Consórcio dos Governadores do Sul e Sudeste (Cosud), ocorrido entre os dias 21 e 23 deste mês, no Costao do Santinho, em Florianópolis.
O Sistema já é utilizado por diversos estados e capitais brasileiras (Rondônia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Distrito Federal; entre as capitais, Porto Alegre, João Pessoa, Salvador, Maceió e Teresina) e reconhecido como um dos melhores do Brasil.
O Sigef foi desenvolvido ainda na primeira gestão do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, e ao longo dos anos vem passando por constante evolução, sempre sob a coordenação e supervisão dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas, servidores vinculados à Secretaria de Estado da Fazenda.
O sistema é utilizado por todos os órgãos e poderes de Santa Catarina, e permite o acompanhamento de receitas e despesas com precisão, o gerenciamento da dívida pública e contratos, planejamento de investimentos com eficiência e acompanhamento de projetos, entre outros processos.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas (SINDAF SC), Sandro Medeiros Alves, essa é mais uma prova da excelência da gestão da finanças públicas do Estado. “Uma das premissas do trabalho executado pelos Auditores de Finanças Públicas é o compromisso com a evolução e transparência nos processos, garantindo cada vez mais agilidade e eficiência”, explicou, acrescentando que a cessão do código fonte a outros entes da federação é uma prática que vai ao encontro do que preconiza o slogan do SINDAF SC – Construindo Juntos. “Compartilhar boas práticas é construir um Brasil mais eficiente e transparente”, conclui.
SOBRE O COSUD
O Consórcio dos Governadores do Sul e Sudeste (Cosud) reúne representantes dos governos dos estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil, e as delegações discutem temas relacionados a Saúde, Educação, Segurança Pública, Governo, Economia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, visando encontrar soluções conjuntas para os problemas da população.
Vale destacar que juntos, os estados das duas regiões representam mais de 114 milhões de brasileiros, aproximadamente 56,5% da população, e respondem por cerca de 70% do PIB nacional.
COMMENTS