Sistema de gestão fiscal coordenado pelos Auditores de Finanças Públicas de SC foi compartilhado com governo de São Paulo

HomeComunicaçãoNotícias

Sistema de gestão fiscal coordenado pelos Auditores de Finanças Públicas de SC foi compartilhado com governo de São Paulo

Apontado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como um dos mais modernos e eficientes sistemas de gestão fiscal do País, o Sistema de Panejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina (Sigef-SC) teve seu código fonte compartilhado com o governo do estado de São Paulo. A solicitação partiu do próprio governados daquele Estado, Tarcísio de Freitas, ao Grupo de Gestores das Finanças dos Estados, e a parceria foi formalizada durante o encontro do Consórcio dos Governadores do Sul e Sudeste (Cosud), ocorrido entre os dias 21 e 23 deste mês, no Costao do Santinho, em Florianópolis.

O Sistema já é utilizado por diversos estados e capitais brasileiras (Rondônia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Distrito Federal; entre as capitais, Porto Alegre, João Pessoa, Salvador, Maceió e Teresina) e reconhecido como um dos melhores do Brasil.

O Sigef foi desenvolvido ainda na primeira gestão do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, e ao longo dos anos vem passando por constante evolução, sempre sob a coordenação e supervisão dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas, servidores vinculados à Secretaria de Estado da Fazenda.

O sistema é utilizado por todos os órgãos e poderes de Santa Catarina, e permite o acompanhamento de receitas e despesas com precisão, o gerenciamento da dívida pública e contratos, planejamento de investimentos com eficiência e acompanhamento de projetos, entre outros processos.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas (SINDAF SC), Sandro Medeiros Alves, essa é mais uma prova da excelência da gestão da finanças públicas do Estado. “Uma das premissas do trabalho executado pelos Auditores de Finanças Públicas é o compromisso com a evolução e transparência nos processos, garantindo cada vez mais agilidade e eficiência”, explicou, acrescentando que a cessão do código fonte a outros entes da federação é uma prática que vai ao encontro do que preconiza o slogan do SINDAF SC – Construindo Juntos. “Compartilhar boas práticas é construir um Brasil mais eficiente e transparente”, conclui.

 

SOBRE O COSUD

O Consórcio dos Governadores do Sul e Sudeste (Cosud) reúne representantes dos governos dos estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil, e as delegações discutem temas relacionados  a Saúde, Educação, Segurança Pública, Governo, Economia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, visando encontrar soluções conjuntas para os problemas da população.

Vale destacar que juntos, os estados das duas regiões representam mais de 114 milhões de brasileiros, aproximadamente 56,5% da população, e respondem por cerca de 70% do PIB nacional.

COMMENTS