SINDAF SC presente na sessão solene que marcou o Dia Estadual de Combate à Corrupção

HomeNotícias

SINDAF SC presente na sessão solene que marcou o Dia Estadual de Combate à Corrupção

Na noite de terça-feira (27), a Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene para marcar o Dia Estadual de Combate à Corrupção, instituído por iniciativa da Mesa Diretora da Casa com o objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do tema.

Na ocasião, foram homenageados o promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Affonso Ghizzo Neto, idealizador da campanha de caráter educativo “O que você tem a ver com a corrupção?” (que na ocasião comemorava 20 anos), e o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Salomão Ribas Júnior, responsável por projetar a iniciativa em âmbito estadual e nacional.

Durante a solenidade, Ghizzo Neto também falou sobre o projeto “Educando Cidadãos”, do qual é um dos coordenadores. A ação, conforme disse, busca estimular cada cidadão a fazer a sua parte, tanto no setor público quanto no privado.

29Affonso Ghizzo Neto 

“Nós não temos todas as respostas, mas temos uma certeza. Não podemos ficar parados esperando que as coisas aconteçam. E considero que o grande desafio deste projeto é chamar a sociedade a participar, mobilizá-la, encantar novamente e tentar despertar um pouco de esperança.”

O presidente do SINDAF SC, Sandro Medeiros Alves, prestigiou a sessão e destacou o alinhamento dos objetivos da campanha da entidade – ‘O que você tem a ver com as finanças públicas?’ – aos da campanha criada por Ghizzo há 20 anos, e agora, com o Programa Educando Cidadãos, do qual o SINDAF é parceiro. “São iniciativas como essa, que estimulam os cidadãos a fazerem a sua parte na construção de uma sociedade mais justa e ética, e foi com muita satisfação que ouvi o promotor Ghizzo Neto citar nossa campanha como um “braço” importante nessa caminhada. Falar sobre ações voltadas à ética, participação cidadã e construção conjunta tem tudo a ver com nossos propósitos”, afirmou o presidente.

Sandro Medeiros Alves, presidente do SINDAF

Homenageado da noite, Salomão Ribas Júnior, lembrou que a sessão foi uma oportunidade para reavivar a discussão sobre o combate à corrupção.

“Acho que esta é uma oportunidade para a gente conversar um pouco sobre o que fazer nessa luta, que é de muita gente. Não adianta apenas fazer leis para ficarem guardadas nos arquivos, ou códigos de ética para ficarem pegando pó nas prateleiras das empresas. É preciso que haja uma atitude de todas as pessoas, desde as pequenas coisas que são de ferimentos de natureza ética de menor poder destrutivo, mas mesmo assim transgressões à regra de ética e de corrupção.”

Presidindo a sessão, o deputado Mário Motta ressaltou a importância da adesão da Assembleia Legislativa nos projetos, sobretudo pela instituição e divulgação do Dia Estadual de Combate à Corrupção.

“Todos os dias, acredito eu, deveriam ser celebrados, comemorados e reverenciados nesta linha. Mas um dia, em si, especialmente definido por uma lei faz com que todos nós nos irmanemos em uma discussão que é fundamental para que o Brasil e o mundo sigam de uma forma ética, dinâmica e respeitosa a ideia de que corrupção precisa ser combatida a qualquer momento e a todo instante.”

Deputado Mario Motta conduziu a sessão solene

 

Iniciativas destacadas

A data escolhida para celebrar o Dia Estadual de Combate à Corrupção faz referência a 27 de agosto de 2004, quando houve o lançamento da campanha nacional “O que você tem a ver com a corrupção?”, idealizada pelo promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto. A campanha obteve grande repercussão por difundir, especialmente entre as crianças e adolescentes, valores como honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, especificando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter.

Salomão Ribas Júnior, à época presidente do TCE, contribuiu para o fomento do projeto em todo o estado, que no ano de 2005 recebeu o 2º Prêmio Nacional Innovare, e em 2008, o reconhecimento das Nações Unidas.

Ainda em 2008, Ribas Júnior possibilitou a difusão da campanha em todo o país, por meio da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Tal apoio foi considerado decisivo para que a iniciativa fosse apresentada, em setembro de 2013, na sede da ONU, em Nova York, e também levada ao continente africano, ganhando repercussão internacional.

Em continuidade à campanha, no dia 2 de abril de 2024 a Assembleia Legislativa aderiu ao programa “Educando Cidadãos: O que Todos Nós Temos a Ver com a Corrupção?”, iniciativa de cunho educativa também coordenada por Affonso Ghizzo Neto.

Além da Alesc, aderiram ao projeto instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Santa Catarina (OAB- SC), o Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (Crasc), a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), e a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

 

(Com informações da Agência AL  |  Fotos: Rodolfo Espínola/Agência AL)

COMMENTS