Dando continuidade às agendas de apresentação e divulgação da campanha de combate às fake News lançada pelo Sincofaz, o presidente da entidade, Sandro Medeiros Alves, na tarde desta terça-feira (14) esteve no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), participando de um encontro com os conselheiros Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (presidente do TCE) e José Nei Ascari.
Acompanhado do Auditor Estadual de Finanças Públicas Vagner Alonso Pacheco, Sandro além de apresentar a campanha e reforçar a importância de ações com esse foco especialmente quando se aproxima o período de campanha eleitoral, o presidente Sandro falou sobre a modernização da Fazenda Estadual e as atribuições da categoria dos Auditores de Finanças Públicas.
“Sabemos que o combate à disseminação de notícias falsas, especialmente em redes sociais, não é uma questão de simples resolução, e que em anos eleitorais, como é o caso de 2022, isso acontece com uma intensidade ainda maior, o que amplia a necessidade de conscientizarmos as pessoas sobre os problemas que essas fake news podem provocar e a importância de combater essa prática”, destacou Sandro.
Nos Estados Unidos, pesquisas realizadas por institutos especializados no tema mostraram que as notícias inverídicas atingiram o pico no Twitter durante as eleições presidenciais de 2012 e 2016. E aqui no Brasil, um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostrou que mensagens que contestavam o sistema eleitoral aumentou exponencialmente no ano de 2018, ano das últimas eleições presidenciais. E em 2020 — quando ocorreram eleições municipais — foi registrado o segundo ano com maior volume.
O presidente do TCE, conselheiro Adircélio, valorizou a iniciativa do Sincofaz. “É preciso ressaltar a importância do diálogo constante entre as entidades e organismos do governo. Todos temos papel importante e muita responsabilidade em relação à construção de uma sociedade mais eficiente e desenvolvida. Com informação e transparência de informações esse processo fica muito mais fácil, concluiu.
Não devemos esquecer: “Fake News se combate com informação e verdade!”.
COMMENTS