A abertura das comemorações pelo aniversário do SINDAF SC – que completa 13 anos no dia 27 de fevereiro – aconteceu no dia 10, com a realização do I Encontro dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas de SC. Realizado no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, o evento reuniu cerca de 300 pessoas interessadas em conhecer mais e melhor não apenas sobre as finanças públicas do Estado – o que é muito importante -, mas também sobre o trabalho das pessoas que cuidam dessa área – o que é fundamental. Justamente por isso, o Encontro foi planejado para colocar em evidência a importância tanto do trabalho quanto das pessoas que o realizam.
Segundo o presidente do SINDAF SC, Sandro Medeiros Alves, a escolha do tema do Encontro e a definição do modelo do evento seguiram essas premissas. “Foi o primeiro evento aberto ao público que realizamos, e foi muito importante reforçar que por trás da gestão das finanças públicas de Santa Catarina existe um grupo de servidores qualificados, competentes e comprometidos. Temos plena consciência do quanto nosso trabalho impacta e é impactado por meio do diálogo com os entes que atuam no ecossistema financeiro de Santa Catarina, e a escolha do tema – Integrar pessoas e fortalecer as finanças do Estado – refletiu isso”, afirmou o presidente, destacando que o Encontro abriu um calendário de ações programadas para estabelecer um amplo e efetivo diálogo com a sociedade catarinense, colocando em pauta a eficiência da gestão das finanças.

Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, abriu o evento | Foto Marcus Quint
Representando o governador Jorginho Mello, o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, abriu o Encontro com uma fala na qual salientou a importância do trabalho realizado pelos Auditores Estaduais de Finanças Públicas e deu um recado importante: “Cuidar de gente está no DNA de nosso Estado”, afirmou.
Ao citar três pilares da gestão deste governo – pessoas, tecnologia e inovação e relação com a sociedade -, o secretário lembrou que todos eram destaque na programação do Encontro. “Tenho certeza de que vamos sair deste evento ainda melhores do que entramos”, disse. Importante lembrar que esses pilares são “abraçados” pela premissa de atuação Auditores Estaduais de Finanças Públicas, que pensam nas pessoas e nas formas de realizar sempre mais e melhor para Santa catarina e para os catarinenses, com um trabalho amparado em conhecimento, eficiência, informação, transparência e acessibilidade.
Palestras
Ao longo da tarde, três palestras entretiveram um público bastante heterogêneo, formado por servidores públicos, representantes da iniciativa privada, profissionais autônomos, estudantes e diretores de entidades.

Tadeu Barros: Inovação demanda frequência, e não intensidade. Fotos Marcus Quint
Na primeira palestra, Tadeu Barros falou sobre inovação, frisando que se trata de uma prática que deve definir as características de funcionamento das organizações públicas. Durante cerca de 50 minutos, o palestrante apresentou insights e fez provocações para tanto justificar a necessidade quanto mostrar caminhos para se inovar. Ele lembrou que a inovação requer frequência e não intensidade para dar resultado, e tem três motivos básicos – que não necessariamente precisam estar juntos nas ações -: reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a jornadas dos cidadãos. “Precisa ser os três? Não. Se for, melhor!”, disse.
Na sequência, o Auditor de Finanças Públicas Jefferson Fernando Grande falou sobre o Balanço Cidadão como instrumento de cidadania. Totalmente alinhada à palestra de Tadeu, a fala de Jefferson mostrou o quanto a frequência na inovação em relação a esse produto trouxe grandes e importantes resultados em relação à acessibilidade da prestação de contas realizada anualmente. “A cada ano temos um compromisso: fazer ainda melhor esse produto que já é reconhecido pela qualidade. Nossa disposição e compromisso com a inovação, sempre”, lembrou Jefferson.

Palestra da jornalista Laine Valgas encerrou o evento em alto asgtral | Foto Marcus Quint
Encerrando o evento em alto astral, uma palestra da jornalista Laine Valgas literalmente “mexeu” com o público. Durante cerca de 1 hora e meia a palestrante falou sobre a importância de se trabalhar a equação emoção, mente, comunicação e para melhorar a autoestima, autorrealização e sucesso, nas mais variadas áreas da vida. “É preciso autoconhecimento e motivação para alcançar o melhor rendimento em tudo”, ensinou.
Feedback positivo
Segundo o presidente do SINDAF SC, Sandro Medeiros Alves, o evento superou as expectativas da comissão organizadora, e efetivamente abriu com chave de ouro as comemorações pelo aniversário da entidade. “Foi um momento muito importante e especial, quando conseguimos reunir pessoas interessadas em conhecer mais e melhor não apenas sobre as finanças públicas do Estado – o que é muito importante! -, mas também sobre a importância do trabalho das pessoas que cuidam dessa área – o que é fundamental. E é preciso agradecer aos apoios que recebemos de importantes parceiros, como a Fecontesc, Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Fecam e OAB SC”, destacou.
Para avaliar a opinião dos participantes, a comissão organizadora enviou por e-mail uma pesquisa aos inscritos, solicitando uma nota e abrindo espaço para comentários e sugestões. “Ficamos positivamente surpresos com o número de respostas recebidas, e profundamente satisfeitos com o feedback que recebemos. Isso mostra que estamos no caminho certo, e já estamos pensando na organização do próximo Encontro”, conclui o presidente.
As fotos do evento estão disponíveis no Flickr. Confira o álbum em https://www.flickr.com/gp/197697183@N04/4VC030xnD2
COMMENTS