HomeNotíciasComunicação

7ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente

Idésio da Silva Coelho Junior (Presidente do Ibracon), Rogério Hernandez Garcia (o diretor do Ibracon), Gildo Freire de Araújo (o presidente do CRCSP), Márcio Massao Shimomoto (presidente SESCON-SP) e Marcello Seemann (o presidente CRCSC).

Desde ontem (26) ocorre em São Paulo a 7ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, evento organizado pelo Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Nesta terça (27/6) haverá um painel sobre a “Contabilidade Aplicada ao Setor Público (IPSAS)”, que será apresentado por Bruno Ramos Mangualde, coordenador de Normas e Procedimentos Contábeis da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Uma das debatedoras será Graziela Meincheim, diretora de Contabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina. Outro debatedor do painel será Zulmir Ivânio Breda, vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o moderador do painel será Francisco Sant’Anna, diretor de Comunicação do Ibracon.

As IPSAS estão em processo de implementação no Brasil. As cinco primeiras normas começaram a valer a partir de 1° de janeiro de 2017. O prazo para a convergência aos padrões internacionais segue o Plano de Implantação da Portaria STN n° 548/2015, que estabelece a adoção de forma gradual até 2024, na União, nos estados, no Distrito Federal e em todos os municípios. Até hoje, 44 países já adotaram as IPSAS, 52 estão em processo de implementação e 27 já sinalizaram a convergência às normas internacionais para os próximos anos.

Um dos principais benefícios da convergência às IPSAS é o aprimoramento da qualidade dos relatórios financeiros, promovendo maior solidez à contabilidade pública e conferindo mais transparência sobre o patrimônio público. Para os especialistas, entre os principais desafios enfrentados na implementação destaca-se a importância do envolvimento de múltiplos departamentos dos órgãos, como os de tecnologia da informação, jurídico e recursos humanos. E é sobre este cenário de oportunidades e desafios que o painel irá se desenvolver.
A Conferência está credenciada no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC: QTG: 14 pontos, CMN: 10,5 pontos, Susep: 9,5 pontos, Prog: 9 pontos e IBGC: 5 pontos.

O presidente do Ibracon, Idésio da Silva Coelho Junior, o diretor do Ibracon, Rogério Hernandez Garcia, o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, presidente SESCON-SP, Márcio Massao Shimomoto e o presidente CRCSC, Marcello Seemann.