SINDAF/SC apoia institucionalização do programa “Educando Cidadãos” pelo MPSC

HomeNotícias

SINDAF/SC apoia institucionalização do programa “Educando Cidadãos” pelo MPSC

O presidente do SINDAF/SC, Sandro Medeiros Alves, participou nesta quarta-feira (7) da cerimônia de adoção do programa “Educando Cidadãos” pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O ato, assinado pela Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, consolida a iniciativa como uma ação permanente do MPSC, reforçando o compromisso com a formação ética dos cidadãos desde a infância.

Criado há um ano pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, o programa é uma evolução da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” e busca enfrentar a cultura do “jeitinho” e a desinformação sobre controle social. Seu objetivo é despertar a consciência da sociedade sobre a importância da ética, da proteção dos bens públicos e do combate à corrupção, utilizando a capilaridade das 112 Promotorias de Justiça do estado para promover a cidadania em todas as camadas sociais.

Convergência com a campanha do SINDAF/SC

A proposta do “Educando Cidadãos” dialoga diretamente com a campanha do SINDAF/SC “O que você tem a ver com as finanças públicas? Tudo”, lançada em 2023. A iniciativa do sindicato busca aproximar a população da gestão financeira do Estado, destacando que os recursos públicos impactam a vida de todos e que o controle social é um direito e dever do cidadão.

“O programa Educando Cidadãos, que hoje o Ministério Público de SC institucionaliza, é importantíssimo porque faz com que a semente de combate à corrupção, de reflexão sobre as pessoas entenderem que devem combater a corrupção, é fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Quando a gente entende que o SINDAF/SC lançou em 2023 uma campanha, que tem essa semente, que tem esse fundo, que é “O que você tem a ver com finanças públicas? Tudo!”, nós ficamos muito felizes e honrados de estar aqui hoje”, afirma o presidente do SINDAF/SC, Sandro Medeiros Alves. 

Os Auditores Estaduais de Finanças Públicas, representados pelo SINDAF/SC, atuam como agentes da integridade fiscal, desempenhando um papel técnico e essencial na arrecadação, execução orçamentária e fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

“O Ministério Público, hoje, se soma a esses parceiros mostrando que ‘uma andorinha só não faz verão’, e que juntos, cada um com suas ações internas, podemos somar forças. E essa soma de forças cria círculos virtuosos; e círculos virtuosos transformam a sociedade. Essa é a nossa tentativa, essa é a nossa esperança”, declara o idealizador do programa Educando Cidadãos e promotor Dr Affonso Ghizzo Neto.

Cooperação institucional

O presidente Sandro Medeiros Alves destacou que o alinhamento entre as campanhas fortalece uma rede de cooperação institucional e social. “Parabenizamos o Promotor Affonso Ghizzo Neto pela idealização do programa e a Procuradora-Geral Vanessa Cavallazzi pela decisão de institucionalizá-lo. “O SINDAF/SC se orgulha de integrar essa corrente pela construção de uma cultura de integridade”, afirmou.

“Fico muito feliz de receber na casa do Ministério Público tantas instituições, como o SINDAF/SC, para que o Ministério Público, na verdade, se integre a essa força-tarefa que vê na educação uma oportunidade de formar cidadãos não só atentos contra os malefícios da corrupção, como proativos no sentido de exercer o controle social a partir de uma percepção própria dos seus próprios atos. Então, MPSC está muito feliz de fazer parte dessa força-tarefa”, enfatiza a Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi.

A institucionalização do “Educando Cidadãos” representa um marco para Santa Catarina, somando-se a outras ações do MPSC no combate à corrupção e na promoção da cidadania. Ao mesmo tempo, reforça a relevância de iniciativas como a do SINDAF/SC, que incentivam o controle social responsável.

“Porque, de fato, você tem tudo a ver com as finanças públicas”, concluiu Sandro, reafirmando o compromisso do sindicato com a transparência e a educação fiscal.

COMMENTS