Na manhã desta terça-feira (2), o presidente do SINDAF SC, Sandro Medeiros Alves, apresentou a campanha de combate às fake news promovida pela entidade ao governador Carlos Moisés. Durante a audiência – realizada na Casa D’Agonômica – o governo do Estado manifestou apoio à iniciativa.
Com a audiência de hoje o SINDAF SC fecha o círculo de apresentação aos três poderes (a campanha já foi apresentada ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Geral do Estado e Assembleia Legislativa), conquistando o apoio de todos.
Também participaram do encontro o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, e os Auditores de Finanças Michele Roncalio (secretária adjunta da SEF), Jefferson Fernando Grande, Paulo Sérgio de Souza, Arleny Pacheco (diretores de Contabilidade e de Informações Fiscais da SEF, de Planejamento Orçamentário e do Tesouro Estadual, respectivamente) e Valéria Vieira.
Durante cerca de uma hora os presentes conversaram sobre os efeitos negativos das fake news, independentemente do assunto em questão. “Seja na economia, na política, em assuntos relacionados à saúde, por exemplo, os efeitos de notícias falsas são prejudiciais. E neste ano eleitoral esse problema fica ainda mais preocupante, pois mexe com pilares importantes para a sociedade, como é o caso da democracia”, explicou Sandro.
No encontro foi destacada a importância do cidadão verificar a procedência das notícias para não se deixar manipular ou até mesmo compartilhar informações distorcidas, mentirosas ou descontextualizadas. “A participação de cada um de nós nesse processo de combate a essas práticas é fundamental, e só com educação, conscientização e responsabilidade, poderemos mudar essa realidade”, completou o presidente do SINDAF-SC.
Fake news se combate com informação e verdade!
Fotos: SINDAF SC
COMMENTS