Gestão eficiente das finanças e qualidade no envio de informações ao Siconfi garantem ‘Nota A’ a SC

HomeComunicaçãoNotícias

Gestão eficiente das finanças e qualidade no envio de informações ao Siconfi garantem ‘Nota A’ a SC

Mais uma vez Santa Catarina conquistou “Nota A” no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, avaliação que classifica o desempenho dos estados brasileiros e do Distrito Federal (DF) com base na qualidade dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais (Siconfi). Desde a primeira edição do ranking, o Tesouro Nacional vem ampliando o escopo das verificações, o que ao mesmo tempo em que intensifica a busca da qualidade dos registros ficais, contábeis e orçamentários, exige dos responsáveis pelo envio dos dados mais qualificação e produtividade no processo. “Percebemos que esse comportamento vem justificando uma grande esforço por parte de todos os estados, e Santa Catarina, como estado referência em gestão das finanças públicas, vem garantindo uma evolução contínua. Justamente por isso é preciso reconhecer e parabenizar todos os Auditores Estaduais de Finanças Públicas, servidores responsáveis pela organização e envio dessas informações ao Siconfi, pelo trabalho e dedicação”, explica o presidente do SINDAF SC, Sandro Medeiros Alves.

Os dados considerados nesta edição são referentes a 2023, e entre todos os estados brasileiros e o DF, Santa Catarina está entre os seis melhores avaliados, aparecendo como o melhor classificado da Região Sul.

O ranking foi criado em 2019, e desde 2023 deu origem ao Prêmio de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, e avalia e classifica a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações enviadas. São mais de 160 verificações em diferentes dimensões, que têm como objetivo reconhecer e incentivar os esforços dos servidores responsáveis pela organização e envio dessas informações buscando, ao mesmo tempo, aprimorar a qualidade do processo, e destacar as boas práticas na gestão pública.

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, o resultado da avaliação é resultado de um trabalho de excelência na gestão das finanças do Estado, bem como da prestação de contas e informações ao Tesouro nacional, o que reverbera, inclusive, na confiabilidade que o Estado alcança junto a investidores. “A responsabilidade fiscal é uma premissa básica na gestão do governador Jorginho Mello, e o reconhecimento à fidedignidade e à confiabilidade das informações prestadas pelo Governo de Santa Catarina demonstra o trabalho de excelência dedicado às práticas contábeis e fiscais em nosso Estado. A avaliação do Tesouro Nacional também atesta que Santa Catarina conta com um ambiente cada vez mais favorável para quem quer fazer negócios e investir aqui”, destacou o secretário. E, complementando essa observação, o presidente do SINDAF SC lembrou que tudo isso impacta a qualidade de vida dos catarinenses. “Tanto a gestão eficiente das finanças públicas quanto a credibilidade do Estado garantida a partir das avaliações positivas permitem a viabilização de políticas públicas e entregas de qualidade aos cidadãos. E temos orgulho por ver que nesse processo há muito trabalho e contribuição de nossa categoria”, ressalta Sandro Alves.

Além de receber o selo Nota A, Santa Catarina obteve pontuação máxima na dimensão VI do ranking, onde as verificações avaliam a consistência entre os dados contábeis e os dados fiscais.

“A atribuição do selo ‘Nota A’ mostra que Santa Catarina é um modelo em contabilidade do setor público. Contamos com servidores extremamente comprometidos e qualificados, que garantem entregas de alto nível nas atividades de elaboração e divulgação das informações legais e fiscais”, analisou a Auditora de Finanças Públicas Vera Lúcia Hawerroth Santana, que é diretora  de Contabilidade e de Informações Fiscais da  SEF.

 

O Siconfi

O Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) é uma plataforma que vem conferindo cada vez mais importância e evidência para a gestão e transparência das finanças públicas do País.

Por meio das informações enviadas pelos estados, é possível se ter uma visão abrangente e atualizada das condições financeiras, mas é importante destacar que o simples envio das informações não é suficiente para garantir uma gestão eficiente.

“Bem por isso, a nota que nosso Estado alcança no Ranking – que é uma ferramenta de avaliação – comprova a fidedignidade e confiabilidade das informações prestadas, bem como a eficiência na gestão das finanças de Santa Catarina. Parabéns aos Auditores de Finanças por mais esse resultado positivo”, conclui o presidente do SINDAF SC

COMMENTS