Na próxima semana (dias 26, 27 e 28) acontece em Florianópolis o Summit Cidades 2023, um evento que busca potencializar o desenvolvimento dos municípios brasileiros a partir de debates e que reúnem entidades do setor público, profissionais de referência no empreendedorismo e representantes da academia. Realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) e o Consórcio Interfederativo de Santa Catarina (Cincatarina), o Summit Cidades 2023 conta, também, com a correalização da Acate, Sebrae e da OAB/SC.
Nesse evento, os Auditores Estaduais de Finanças Públicas estarão representados pela diretora de Contabilidade e de Informações Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), Graziela Luiza Meincheim (foto)00, que no evento vai apresentar dois cases: Balanço Geral do Estado de Santa Catarina – prestando contas a quem paga a conta, e Balanço Cidadão – formando cidadãos mais participativos da Gestão Pública. Esses dois produtos (Balanço Geral e Balanço Cidadão) são realizados pela Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF), que segundo explica Graziela, a cada ano busca aprimorar ainda mais a qualidade dessas publicações, tornando a leitura compreensível e atrativa aos cidadãos.
O convite para participar do evento foi feito pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC SC), e reflete o reconhecimento da qualidade do trabalho realizado pelos Auditores de Finanças Públicas na organização e desenvolvimento desses trabalhos, traduzindo n úmeros e dados na forma de informações confiáveis e de fácil acesso.
“O Summit Cidades tem como foco o desenvolvimento das cidades e o aprimoramento dos instrumentos de transparência da gestão pública contribui fortemente para uma maior participação dos cidadãos na propositura de melhorias das políticas públicas, assim como para o fortalecimento da democracia”, explicou a Auditora de Finanças Públicas.
Palestrantes
Entre os palestrantes de destaque que vão marcar presença no Summit Cidades 2023, estão Leandro Karnal – reconhecido historiador e escritor -, Caco Barcellos – renomado jornalista e repórter investigativo -, Gustavo Brant – especialista em gestão pública e inovação – e Stella Hiroki, que é doutora em cidades inteligentes pela PUC e referência em planejamento urbano e sustentabilidade. Além disso, estão confirmadas as presenças de figuras de destaque no cenário político e jurídico de Santa Catarina, como os presidentes da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), Mauro de Nadal, do Tribunal de Contas de SC (TCE/SC), Herneus de Nada e do Tribunal de Justiça de SC (TJ/SC), João Henrique Blasi.
A Auditora de Finanças Públicas Graziela Meincheim terá duas participações no evento: na segunda-feira (26), às 13h, ela apresenta o case do Balanço Geral, e na quarta-feira (28), às 9h00, será a vez do Balanço Cidadão.
Confira a programação do Summit Cidades 2023 clicando aqui.
(Foto: Agência Alesc)
COMMENTS