O Encontro contou com mais de 400 inscritos, e durante cerca de sete horas promoveu o debate e a reflexão sobre temas fundamentais para a compreensão sobre finanças públicas
Realizado no Teatro Ademir Rosa no dia 23 de abril, o 2º Encontro dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas contou com a participação de um amplo e variado público, formado por autoridades, servidores públicos, profissionais autônomos, professores e estudantes. Neste ano, o tema escolhido para o Encontro foi ‘Gestão das Finanças Públicas: Eficiência e Inovação na Promoção do Desenvolvimento’, alinhando os debates ao momento em que a evolução tecnológica precisa ser encarada como uma aliada na evolução das pessoas e processos que envolvem a gestão das finanças públicas.

No final de sua fala, a governadora recebeu das mãos do presidente do SINDAF, Sandro Medeiros Alves. uma lembrança e uma camiseta da campanha da entidade
Já na fala de abertura do evento, a vice-governadora Marilisa Bohem (que representou o governador Jorginho Mello no ato) destacou o compromisso do governo com as pessoas e com a entrega de uma gestão responsável, honesta e transparente, e elogiou a escolha do tema do Encontro. “Santa Catarina tem se destacado pela boa gestão fiscal, econômica e financeira, assim como nos debates sobre eficiência e inovação, assuntos que são tema deste evento. Isso mostra um trabalho alinhado de nosso governo e parabenizo todos os Auditores de Finanças Públicas, servidores com formação em diferentes áreas e conhecimentos amplos que desempenham papéis fundamentais em relação ao orçamento, contabilidade e às finanças, todas fundamentais para o governo. Nós reconhecemos o trabalho dedicado e comprometido de todos vocês com o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.
Representando os anfitriões do Evento, o presidente do SINDAF SC, Sandro Medeiros Alves, destacou que a proposta do evento foi a capacitação e qualificação dos servidores (não apenas os Auditores de Finanças) sobre gasto público, eficiência na gestão das finanças, evolução em processos e desenvolvimento das pessoas, e além disso, ampliar a discussão desses temas junto aos cidadãos em geral. Sandro lembrou que tOdos os recursos recolhidos a partir da arrecadação dos cidadãos e chegam aos cofres do Estado são devidamente cuidados e gerenciados pelos Auditores de Finanças. “Quando é feita, por exemplo, a prestação de contas do governo, cujo orçamento catarinense hoje supera R$ 43 bilhões, os dados acerca desses recursos são gerados, organizados e apresentados pelos Auditores de Finanças, disponibilizando as informações tanto aos órgãos de controle quanto aos cidadãos”, explicou o presidente. Segundo ele, justamente por esse envolvimento e impactação de todas as camadas da sociedade no processo de gestão das finanças públicas (mesmo que de diferentes formas), é fundamental que esse debate seja levado a um público cada vez mais amplo, promovendo o conhecimento e estimulando a reflexão sobre o tema. “É uma prática que contribui com o exercício da cidadania”, frisou o presidente do SINDAF SC.
As palestras

Secretário da Fazenda, Cleverson Siewert
Responsável pela palestra de abertura do Encontro, o Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, falou por pouco mais de uma hora, e explicou sobre os indicadores sociais, econômicos e fatores de competitividade que fazem de Santa Catarina um Estado protagonista, e lembrou que as pessoas, o uso da tecnologia/inovação e a relação institucional são pilares no modelo de gestão do governo. “Essa é uma combinação estruturada para planejar o futuro do Estado nas próximas duas décadas”, ressaltou o secretário, que apresentou um amplo panorama sobre a gestão, a economia e o desenvolvimento de Santa catarina.
Em sua fala, Siewert afirmou que a excelência do trabalho realizado pelos Auditores Estaduais de Finanças Públicas é indispensável para a implementação e o sucesso das políticas públicas. Mais do que buscar soluções imediatas, o secretário lembrou que o Governo do Estado tem o desafio permanente de promover projetos estruturantes para garantir o desenvolvimento econômico e social a longo prazo. Nesse sentido, destacou a importância da campanha lançada pelo SINDAF em 2023. “A campanha ‘O que você tem a ver com as finanças públicas?’ lança luz sobre essas questões, deixando evidente que muito mais do que simplesmente cuidar das demandas do nosso dia a dia, precisamos pensar adiante, olhar para frente. O SINDAF e todos vocês, Auditores de Finanças Públicas são exemplos de que podemos e precisamos construir algo absolutamente diferente, baseado na esperança de sermos ainda melhores”, reforçou.
Modelo capixaba
A programação da manhã foi encerrada com a palestra “Avaliação e Melhoria na Qualidade do Gasto Público”, proferida por Gabriela Lacerda, gerente executiva do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para África Lusófona e Brasil (Fundação Getúlio Vargas).
Gabriela Lacerda é Gerente Executiva do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para África Lusófona e Brasil, sediado na Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas.
Ex-secretária de Estado de Ações Estratégicas do Espírito Santo, Gabriela apresentou um modelo desenvolvido naquele Estado amparado numa avaliação constante e minuciosa de indicadores para promover a melhoria de números e resultados.

Gabriela Lacerda
Inteligência Artificial
Wesley Vaz, especialista em Inteligência Artificial, foi o primeiro a falar com o público no período da tarde. Muito articulado, o palestrante, professor falou sobre inovação e tecnologia na governança pública, e chamou a atenção da plateia sobre a necessidade de adaptação a essa nova realidade. “As pessoas precisam se preparar e experimentar o uso da Inteligência Artificial, em especial a Inteligência Artificial generativa, checar em quais processos de trabalho ela pode de fato ser útil, quais são os riscos e as oportunidades. O que não pode acontecer é que fiquemos inertes nessa situação. Precisamos permanecer perto da tecnologia porque ela pode ser uma excelente aliada se for usada com o devido cuidado e com critério”, explicou o palestrante.

Wesley Vaz
Foco no desenvolvimento das pessoas

Roberta Bonet
Graduada em Psicologia e pós-graduanda em Neuropsicologia e Gestão Estratégica de Pessoas, Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização, Roberta Bonet falou a um público atento sobre “Valorizar o Papel das Pessoas – Desenvolvendo soft skills para fortalecer performance e comunicação no setor público”.
Já de início, Roberta propôs uma atividade que evidencia a importância da comunicação e do fortalecimento emocional das pessoas no ambiente de trabalho. “É preciso encorajar as pessoas a viverem a vida na totalidade, de forma consciente, desempenhando mais, com foco nos seus objetivos e na sua qualidade de vida”, afirmou.
Retenção ampla de IR
A última palestra do dia ficou a cargo do Auditor de Finanças Públicas Jefferson Fernando Grande, que falou sobre “Retenção Ampla de IR: Mais que desafios, oportunidades!”.
O que poderia parecer um tema extremamente técnico foi apresentado pelo Auditor de Finanças de forma leve, mas extremamente precisa, evidenciando, na verdade, a importância de se buscar sempre a inovação e evolução nos processos de gestão das finanças.
Jefferson falou sobre a retenção do IR na fonte com base na Instrução Normativa RFB nº 1.234/2012, explicando o que mudou para o Estado, o que pode ser feito, pelos municípios, as ações da Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais para capacitar servidores e informar contribuintes sobre as novas regras e procedimentos.

Jefferson Fernando Grande
Painel final
As atividades foram encerradas com um Painel sobre “Qualidade do Gasto Público: Eficiência x Legalidade”, que reuniu os Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) Moisés Hoeggen e Gissele Nunes, e o Auditor de Finanças Públicas Jefferson Fernando Grande. A mediação foi feita pela também Auditora de Finanças Públicas Graziela Luiza Meincheim, que é Diretora de Contabilidade e de Informações Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-SC).
Registros e certificados
- Nos próximos dias serão publicados resumos de cada uma das palestras proferidas durante o 2º Encontro dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas neste Portal, bem como trechos da cerimônia de abertura, das apresentações, do painel de encerramento e do vídeo institucional da entidade em nosso canal do YouTube (SINDAF SC).
- Os registros fotográficos foram feitos por Marcus Quint e Ariel Kuhn Quint, e estão disponíveis para visualização e download no Flickr (AQUI).
- Os certificados serão enviados a partir de terça-feira (30/04) para os e-mails informados na inscrição.
COMMENTS