Mais de 8 mil profissionais da Contabilidade de todo o país reuniram-se em Fortaleza entre os dias 11 e 14 de setembro para trocar ideias e experiências em vários debates sobre procedimentos, técnicas e evolução da Contabilidade.
No dia 12 de setembro, a diretora de Contabilidade Geral do Governo de Santa Catarina, Graziela Luiza Meincheim foi painelista da mesa que discutiu os “Avanços e os Desafios da Contabilidade Aplicada ao Setor Público em Padrões Internacionais”. A contadora mostrou um panorama da estrutura da Diretoria de Contabilidade e suas atribuições, abordando os procedimentos adotados para convergência, como a implantação do Plano de Contas Aplicada ao Setor Público (PCASP). Além disso, destacou os avanços obtidos para a avaliação patrimonial, a apuração de custos e a promoção da transparência pública.
No mesmo dia, a contadora da Fazenda Estadual Angela Coelho mostrou uma análise dos balanços de Santa Catarina no período de 2010 a 2014. A apresentação foi baseada em um estudo de notas explicativas relacionadas ao ativo imobilizado segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP). O trabalho técnico desenvolvido pela contadora relatou o processo de convergência em Santa Catarina. Conforme o artigo, as notas explicativas às demonstrações contábeis publicadas pelo Estado trazem exemplos de evidenciações exigidas nas NBC TSP, contribuindo no processo de qualificação da informação contábil.
Da Fazenda Estadual, participaram também do Congresso os contadores Gilceu Ferreira, Maria Luiza Seeman; Solange Maria Lourenço Cardoso de Oliveira; Vagner Alonso Pacheco; Michele da Silva Espíndola; Michele Patrícia Roncalio e Flávio George Rocha.