Em 2021, as captações de recursos federais pelo Estado de Santa Catarina – incluindo convênios e emendas -, somaram R$ 104,3 milhões. Nesse total, não estão incluídos os repasses de fundo a fundo, como é o caso da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo.
De acordo com a secretária adjunta da Fazenda, Michele Roncalio, houve um crescimento de 7% em relação a 2020. “Entretanto, se compararmos com 2018, o incremento foi de 75%”, acrescentou Michele, evidenciando a evolução das captações junto ao governo federal ocorrida nesta gestão, e o quão importante é investir cada vez mais na capacitação e preparo das equipes responsáveis por esse processo.
Com base nessa premissa, teve início na última semana o curso básico de captação de convênios federais, promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-SC) em parceria com a Fundação ENA.
O curso é online, coordenado pelos Auditores Estaduais de Finanças Públicas Gutemberg Salles Afonso e Alexandra Furtado Dias, e está dividido em seis módulos com carga horária de 18 horas-aula. São aulas gravadas, e os alunos têm prazo de 30 dias para concluir o conteúdo, e no final, após uma avaliação, recebem certificado de conclusão. “Por meio da gerência de captação de recursos, elaboramos essa capacitação para atualizar os servidores que atuam nessa área. O curso aborda os conceitos básicos e as principais aplicabilidades e facilidades para captação de recursos”, explicou Michele.
Segundo Gutemberg, a procura pelo curso foi extremamente positiva e as vagas precisaram ser ampliadas. “Inicialmente nossa ideia era abrir 50 vagas, mas com a grande procura aumentamos para 79 vagas. É válido destacar que ao final do curso o aluno terá visto todo o processo de captação via transferência voluntária, desde a legislação aplicada até a prestação de contas”, esclareceu Gutemberg.
(Com informações da SEF-SC | Foto: banco de Imagens)
COMMENTS