A Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC) disponibilizou a 2ª edição do Manual de Orientação para a Retenção de Contribuições Previdenciárias – INSS. O documento atualiza os procedimentos técnicos aplicados às retenções previdenciárias em serviços contratados pelo Estado e reafirma o papel estratégico da Fazenda como órgão central do Sistema Administrativo de Administração Financeira e Contabilidade.
Com essa publicação, ganha destaque também a atuação dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas, núcleo técnico responsável por transformar normas em práticas seguras que garantem a padronização, a conformidade fiscal e a consolidação das contas do Governo do Estado.
Padronização e segurança jurídica
O manual orienta órgãos e entidades estaduais sobre situações de retenção previdenciária, trazendo mais clareza e uniformidade na execução das rotinas fiscais e contábeis.
Para Vera Lúcia Hawerroth Santana, Diretora de Contabilidade e de Informações Fiscais da SEF/SC, o documento representa um passo importante:
A nova edição do manual orienta com segurança todos os órgãos da administração estadual. Ele garante uniformidade nos procedimentos, evita passivos e assegura que o Estado de Santa Catarina mantenha sua tradição de responsabilidade fiscal.
Trabalho técnico diário
No dia a dia da administração, cabe aos Auditores Estaduais de Finanças Públicas aplicar essas orientações em áreas como orçamento, tesouraria, contabilidade e informações fiscais.
Segundo Jefferson Fernando Grande, Auditor de Finanças da GECOP/DCIF, o manual é também uma valorização do trabalho técnico:
Os Auditores de Finanças estão na linha de frente da execução dessas orientações. O manual traduz em linguagem prática as normas que aplicamos diariamente, servindo como guia para que toda a administração estadual atue em conformidade e com segurança jurídica.
Consolidação das contas do Estado
A consolidação das contas do Governo de Santa Catarina e a prestação de informações confiáveis ao Tribunal de Contas e à sociedade só são possíveis graças à engrenagem técnica que os Auditores de Finanças compõem.
Para Sandro Medeiros Alves, presidente do SINDAF-SC e Auditor Estadual de Finanças Públicas, a publicação reafirma o papel essencial da carreira:
A consolidação das contas do Governo do Estado depende do trabalho diário dos Auditores de Finanças. Esse manual fortalece ainda mais nossa missão de transformar dados em informações confiáveis, essenciais tanto para a prestação de contas ao Tribunal de Contas quanto para a transparência com o cidadão e o investidor.
Transparência e confiança
A nova edição do manual reforça o compromisso da Fazenda e dos Auditores de Finanças em garantir que Santa Catarina mantenha o equilíbrio fiscal, a transparência na gestão e a credibilidade junto à sociedade e ao mercado.
O manual pode ser consultado neste link oficial da SEF/SC.
Com orientação da Secretaria da Fazenda e atuação dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas, Santa Catarina segue consolidando contas seguras, prestação de contas transparente e informações confiáveis para toda a sociedade
COMMENTS