Os contadores da Secretaria da Fazenda Estadual participaram nos últimos dias, 24 e 25 de agosto, de uma Oficina sobre Gestão do Conhecimento e Inovação, na Escola Fazendária, em Florianópolis. O instrutor José Antônio Carlos mostrou alguns conceitos e tecnologias para inovação no setor público. Ele ressaltou que “toda inovação vem do corpo gerencial, ou seja, é a casa que ensina o gestor. Com o objetivo de levantar e discutir as principais técnicas e ferramentas relacionadas à gestão e inovação, o grupo discutiu metodologias, falou em tendências para o gestor público do século XXI e ainda analisou a necessidade de implantar novos processos e compartilhar conhecimento. “Conhecimento não é mais estoque, é fluxo e não adianta guardar na gaveta”, disse o professor.
No segundo dia, a capacitação focou nas ferramentas necessárias para estimular a criatividade e a troca de conhecimento organizacional. Nesse sentido, José Antônio Carlos destacou a importância de um espaço virtual gerenciada por colaboradores de diferentes níveis. “Um ambiente web interno cria uma cultura de colaboração entre os servidores, melhorando a qualidade e diminuindo o tempo dedicado a execução de ações rotineiras ou emergentes”, disse. Outra ferramenta de inovação discutida foi o “Design Thinking”, utilizada para gerar soluções criativas e resolver problemas complexos. “ Essa metodologia estimula a troca de conhecimento não pelo viés hierárquico, mas pelo uso do saber”.
Em atividades práticas, os contadores falaram sobre a necessidade cada vez maior de compartilhar conhecimento e inovar, o que tem impacto direto na vida dos cidadãos. “O objetivo de capacitações é garantir que o conhecimento seja compartilhado na prática e possa ainda ser perpetuado no governo”, disse o contador Vagner Alonso Pacheco, assessor da Diretoria de Contabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina.
Outros temas relacionados à Gestão e Inovação serão abordados no próximo módulo que ocorrerá em setembro, com mais 16 horas de treinamento.